A contabilidade que a sua empresa precisa

Já possui empresa aberta e quer mudar de contabilidade?

Nós migramos toda a contabilidade de forma rápida e fácil.

TROQUE DE CONTADOR
Já possui empresa aberta e quer mudar de contabilidade

A contabilidade que a sua empresa precisa!

Abra sua empresa e tenha seu CNPJ com imposto mínimo. Abertura de CNPJ fácil e rápida com praticidade e economia.

ABERTURA DE EMPRESA
MEI, temos soluções em contabilidade para você

Descomplicando a contabilidade para que você fique seguro e despreocupado!

Planos de Contabilidade a partir de R$200,00! Nossa meta é a tranquilidade! Faça parte dessa nova geração! Cuidaremos do seu CNPJ.

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Receita Federal uniformiza a aplicação da pena de perdimento em casos de importação de mercadorias falsificadas, alteradas ou imitadas

09 Dezembro, 2025

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou o Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 3, de 3 de dezembro de 2025, que consolida entendimento jurídico sobre a retenção e a aplicação da pena de perdimento em casos de importação de mercadorias falsificadas, alteradas ou imitadas.

O ato reafirma a competência da autoridade aduaneira, na defesa da economia e da sociedade, em atendimento ao princípio do interesse nacional, na atuação de ofício para proteger os bens jurídicos de natureza pública relacionados à saúde ou à ordem pública, inclusive no que se refere à defesa da concorrência, ao direito do consumidor, à defesa do meio ambiente e à segurança nacional. Ressalta, ainda, a atuação da Aduana emconformidade com o marco jurídico internacional vigente, alinhada às melhores práticas internacionais e às determinações do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio – TRIPS.

A publicação do Ato Declaratório Interpretativo, além de preservar e reforçar a atuação da Aduana no combate ao crime organizado relacionado à importação de mercadorias falsificadas, perigosas ou potencialmente lesivas, proporciona uma maior segurança jurídica na aplicação da pena de perdimento, garantindo o acesso ao direito de defesa e contraditório, reduzindo o risco de litígios e ampliando a efetividade no enfrentamento de crimes e infrações aduaneiras, de forma a proteger a população e preservar o ambiente de negócios lícito e a defensa da economia nacional.

Fonte: Receita Federal (Retirado do Meu Site Contábil)

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

FS Contab

FS Contab

WhatsApp